Médicos moçambicanos suspendem greve

Maputo Central de Hospital

A classe diz estar a responder ao apelo popular para assegurar uma quadra festiva tranquila, em caso de necessitar de atendimento.

A Associação Médica de Moçambique anunciou, nesta quinta-feira (22), a suspensão da greve que vinha realizando desde o início do mês, em alegada resposta ao apelo popular para garantir uma tranquilidade durante a quadra festiva.

O anúncio foi feito pelo presidente da Associação, Milton Tatie, em conferência de imprensa, no final de uma reunião, que juntou os membros da organização.

“Nesta reunião, nós decidimos atender a dois apelos feitos - o primeiro pela população e outro, pelo Presidente da República - para que o nosso povo possa passar bem as festas, da melhor maneira possível e beneficiando de atendimento médico adequado” disse Tatie.

Segundo Tatie, a suspensão tem efeitos a partir desta sexta-feira (23), quatro dias antes da data inicialmente prevista para o fim da greve, e terá duração de um mês.

“O nosso caderno reivindicativo ainda não foi atendido e as nossas reclamações ainda estão de pé, pelo que, suspendemos apenas por 30 dias, e depois disso tomaremos nova posição” disse Tatie.