A classe de médicos angolanos continua desapontada com Ministério da
Saúde por causa dos resultados do concurso público. Para falar sobre o assunto, ouvimos os médicos, Domingos Cristóvão, Domingos Zengala e o presidente do sindicato dos médicos de Angola, Adriano Manuel.
As declarações da ministra da Saúde feitas recentemente por ocasião da divulgação dos resultados do concurso público realizado o ano passado, estão a causar uma onda generalizada de descontentamento entre os profissionais do sector.
Oiça a reportagem na íntegra:
Your browser doesn’t support HTML5
Os profissionais da saúde, na sua maioria médicos, alegam que houve inúmeras irregularidades nas provas realizadas e sentem-se ofendidos com os conteúdos disponibilizados.
Durante a apresentação dos resultados do concurso público, a ministra Sílvia Lutucuta revelou que muitos médicos reprovaram nas provas, não tendo na sua maioria conseguido responder as perguntas colocadas à sua disposição.
Os médicos, descontentes, têm realizado vários encontros de concertação, com o objectivo de avaliar aquilo que consideram tratar-se de uma forma de retaliação contra estes profissionais.
Nesta conformidade, os profissionais da classe não colocam de parte a convocatória de uma nova greve, cuja data não foi ainda avançada, mas que pode ser alargada e por tempo indeterminado.
Fontes da Voz da América confirmaram, no entanto, que uma manifestação
contra o Ministério da Saúde, foi convocada para a próxima semana.
Segundo as mesmas fontes, a iniciativa é do sindicato dos médicos de
Angola.