Manadas de elefantes estão a destruir culturas de camponeses entre a localidade do Benvindo, província do Bengo e comuna da Funda, em Luanda.
Your browser doesn’t support HTML5
Além da destruição da produção de milho, feijão, mandioca, jinguba, batata doce e outros produtos, os paquidermes estão igualmente a destruir as habitações de populares no Benvindo, e uma mulher já foi ferida pelos animais.
O coordenador do bairro, António Maneco, disse que a destruição das lavras ameaça “provocar a fome na área”.
Maneco fez notar que a presença de elefantes na zona é algo de novo: “Nós quando chegamos em 2002, 2010 e 2012 não tinha elefantes mas 2018 entraram já muitos elefantes e eu acho que esses elefantes vieram das áreas de Pango Aluquém, Kwanza-Norte e agora desceram até aqui na área do Benvindo quase a 50 quilómetros da capital provincial”, disse Maneco pedindo ajuda às autoridades para “enxotar esses animais”.
“No mês passado no bairro de Kalunda uma senhora ao enxotar o elefante lhe deram uma pancada e até agora se encontra no gesso”, disse
“Não é enxotar é mesmo bater nas latas, se sair graças a Deus e se não sair você próprio dono da lavra é que vais [tens que] fugir”, acrescentou.