A África do Sul e Zimbabué assinaram quatro acordos relativos ao estabelecimento de paragem única na fronteira de Beitbridge, entre os dois países, cooperação económica e comercial, gestão de recursos hídricos e consultas diplomáticas regulares.
Your browser doesn’t support HTML5
A assinatura dos acordos marcou o ponto mais alto da segunda visita de Estado do Presidente Robert Mugabe à Africa do Sul desde 1994. Zimbabué e parceiro económico numero um da África do Sul no continente africano.
Mugabe e e Zuma acreditam que a visita vai impulsionar a cooperação e desenvolvimento económico da região da SADC e do continente africano.
O ministro sul-africano da Indústria e comércio Roby Davis disse a VOA que o seu país defende a industrialização africana que beneficie a todos os africanos.
Mas para o correspondente da agencia noticiosa espanhola EFE a visita de Mugabe à África do Sul é uma forma de lavar a imagem do idoso presidente de 91 anos de idade manchada pelo isolamento pelos países ocidentais.
Robert Mugabe falou longamente dos seus rivais ocidentais, reiterando que jamais vão colonizar o Zimbabué, e criticou o domínio das Nações Unidas por cinco países.