Face à recente derrota eleitoral na capital do país,o MPLA, em Luanda, vai realizar no próximo sábado, alterações no seu Comité Provincial.
Your browser doesn’t support HTML5
O actual governador provincial de Luanda, Manuel Homem, é o único candidato à corrida à liderança do partido em Luanda, para substituir Bento Bento.
A derrota nas eleições gerais tem levantado intensos debates entre militates a todos os níveis do MPLA.
O jurista Pedro Kaparakata diz que a derrota do MPLA em Luanda, está no crescimento demográfico de Luanda e os vários interesses que a capital representa.
“A particularidad de Luanda é ... a existência de pluralidade de poder que concorrem com poder do governador”, disse numa referência ao Governo central e outros ciruclos de poder instalados na capital
O também analista político entende que o MPLA acomodou-se e “a um dado momento ficou desligado da população e deixou a população à deriva”.
Outro analista político, Agostinho Sikato, diz ser tarde a injecção de sangue novo no MPLA para recuperar a simpatia da população de Luanda com vista às autarquias.
“É tarde porque na configuração da nossa política perder uma capital e realizar-se às autarquias em 2023 é arriscar de mais”, afirma.
Sikato recomenda o rejuvenescimento do MPLA, mas alerta que o actual governador de Luanda, Manuel Homem, pode não corresponder às expectativas.