MPLA tenta corrigir derrota eleitoral em Luanda

Face à recente derrota eleitoral na capital do país,o MPLA, em Luanda, vai realizar no próximo sábado, alterações no seu Comité Provincial.

Your browser doesn’t support HTML5

Após derrota eleitoral em Luanda MPLA tenta reorganizar-se – 2:00

O actual governador provincial de Luanda, Manuel Homem, é o único candidato à corrida à liderança do partido em Luanda, para substituir Bento Bento.

A derrota nas eleições gerais tem levantado intensos debates entre militates a todos os níveis do MPLA.

O jurista Pedro Kaparakata diz que a derrota do MPLA em Luanda, está no crescimento demográfico de Luanda e os vários interesses que a capital representa.

“A particularidad de Luanda é ... a existência de pluralidade de poder que concorrem com poder do governador”, disse numa referência ao Governo central e outros ciruclos de poder instalados na capital

O também analista político entende que o MPLA acomodou-se e “a um dado momento ficou desligado da população e deixou a população à deriva”.

Outro analista político, Agostinho Sikato, diz ser tarde a injecção de sangue novo no MPLA para recuperar a simpatia da população de Luanda com vista às autarquias.

“É tarde porque na configuração da nossa política perder uma capital e realizar-se às autarquias em 2023 é arriscar de mais”, afirma.

Sikato recomenda o rejuvenescimento do MPLA, mas alerta que o actual governador de Luanda, Manuel Homem, pode não corresponder às expectativas.