Moçambique vai receber sete milhões de dólares da ONU para mitigar crises subfinanciadas

  • Reuters

Uma mulher deslocada da província de Cabo Delgado faz fila para receber ajuda humanitária na Escola Tribuna 21 de abril, em Namapa, distrito de Erati, província de Nampula, Moçambique, a 27 de fevereiro de 2024.

A Organização das Nações Unidas vai liberar 100 milhões de dólares para apoiar 10 crises humanitárias subfinanciadas em África, América, Ásia e Médio Oriente, foi, nesta sexta-feira, 30, revelado.

Mais de um terço desse financiamento irá para operações de ajuda no Iémen (US$ 20 milhões) e Etiópia (US$ 15 milhões), onde as pessoas lutam contra a fome, deslocamento, doenças e desastres climáticos, disse uma porta-voz da organização

Moçambique, que além de insegurança alimentar enfrenta ações terroristas que provocaram milhares de deslocados em Cabo Delgado, vai receber sete milhões de dólares.

Outros países que se beneficiarão do financiamento incluem Mianmar, Mali, Burkina Faso, Haiti, Camarões, Burundi e Malawi

"Precisamos urgentemente de atenção aumentada e sustentada dos doadores para essas crises subfinanciadas", disse Joyce Msuya, funcionária da agência humanitária da ONU, OCHA.