O Fundo Monetário Internacional (FMI), diz que as autoridades de Maputo estão gradualmente a recuperar a confiança dos credores, quebrada na sequência da descoberta das chamadas dívidas ocultas, mas alguns analistas dizem que o reatamento do apoio ao Orçamento de Estado ainda poderá demorar algum tempo.
Your browser doesn’t support HTML5
O representante do FMI em Moçambique, Ari Aisen, citado nesta terça-feira, 28, pela Rádio Moçambique, disse que a abertura demonstrada pelo governo para o esclarecimento das dívidas escondidas está a contribuir para a recuperação da confiança dos credores.
"Sabemos que o governo moçambicano tem contactos com todos os seus credores e parceiros internacionais, e esperamos que essas discussões avancem e tragam bons resultados para o país", disse Ari Aisen.
Ele afirmou ainda que o processo de reconciliação nacional liderado pelo presidente Filipe Nyusi, juntamente com a oposição, também está a fazer com que Moçambique tenha uma boa imagem a nível internacional.
Entretanto, alguns analistas dizem reconhecer os esforços do governo para o esclarecimento das chamadas dívidas ocultas, mas sublinham que os mesmos ainda não são suficientes para a retomada do apoio ao Orçamento de Estado.