Moçambique: Rebeldes atacam a ocidente de Pemba

  • VOA Português

Pemba

Rebeldes na provincia moçambicana de Cabo Delgado avançaram mais para sul atacando ontem uma localidade no distrito de Ancuabe a oeste da importante cidade portuária de Pemba, revelam relatos de residentes no local.

Os locais atacados ficam apenas a 70 quiómetros de Pemba e seguem-se aos ataque a Macomia ao norte de Pemba em que edificios foram destruidos e os rebeldes pilharam alimentos e outros bens através da localidade.

Forças do Ruanda, Botswana e África do Sul foram enviadas para a localidade para reforçar as unidades moçambicanas que se mostraram incapazes de travar o ataque.

O ministério da Defesa de Moçambique disse contudo que o ataque foi repelido pelas forças moçambicanas.

“O ataque durou cerca de 45 minutos e os terroristas foram prontamente repelidos pela ação coordenada das nossas forças, que obrigaram o inimigo a recuar, em direção ao interior do posto administrativo de Mucojo”, lê-se num comunicado do Ministério da Defesa Nacional.

O novo ataque deu-se bastante mais para sul contra as aldeias de Cajerene e Missufine no distrito de Ancuabe

Desconhece-se se estes ataque foram levados a cabo pelo mesmo grupo que atacou Macomia e em que segundo as forças armadas moçambicanas o líder dos atacantes foi morto

Nos novos ataques os insurgentes seguiram o mesmo modo de atuação que em Macomia queimando e pilhando habitações