A África do Sul está a discutir a prestação de assistência para combater uma insurgência islâmica em Cabo Delgado, norte de Moçambique, disse a ministra das Relações Internacionais e Cooperação.
Veja Também Se Cabo Delgado for instável, toda a região será instável, diz o pesquisador Adriano NuvungaNaledi Pandor disse à emissora nacional SABC que os dois países estão em conversações sobre a assistência que a África do Sul pode oferecer ao país vizinho.
Veja Também Moçambique: Centenas de vítimas da insurgência de Cabo Delgado chegam a Nampula desesperadasNão ficou claro se a ajuda sul-africana poderia incluir o envio de tropas, mas Pandor fez referência ao facto de Moçambique usar provedores de segurança privados para combater a insurgência.
Estes comentários da chefe de diplomacia sul Africana surgem após a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ter apelado aos membros a apoiar Moçambique na sua luta contra os insurgentes.
Os ataques iniciaram em 2017, próximo de zonas que têm em curso multimilionários projetos de gás natural, e já mataram mais de pessoas.
Veja Também Total garante o financiamento para o projeto de gás natural em Moçambique