Várias dezenas de reclusos evadiram-se, na tarde desta quinta-feira, 25, da Cadeia Central de Machava, arredores da capital de Moçambique, cidade de Maputo, em circunstâncias ainda não esclarecidas.
A evasão foi confirmada pela Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, contactada pela STV, canal privado de televisão.
Kida não deu detalhes sobre o número exato de reclusos em fuga, nem das circunstâncias da evasão.
O incidente ocorre numa altura em que a cidade de Maputo é agitada por manifestações que iniciaram após a proclamação dos resultados eleitorais, que deram vitória à Frelimo e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
Veja Também "Moçambicanos merecem eleições livres de violência e que reflitam a vontade do povo", dizem EUA que pedem paz e unidadeO cenário torna a cidade e arredores em palco de caos, com violência, saque, vandalização e bloqueio das principais vias. Só nos últimos dois dias, reporta-se 40 mortes e outras dezenas de feridos.
Sobre a situação, o Comandante Geral da Polícia da República vai proferir uma comunicação dentro de algumas horas.
O dia 25 de Dezembro é feriado da família em Moçambique, mas este ano a celebração é ofuscada.
Veja Também Nampula: Vinte e uma pessoas mortas nas manifestações eleitorais e hospital pede doação de sangue para os feridos