O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique confirmou nesta quinta-feira 1, o afastamento da Coligação Aliança Democrata (CAD), que apoia a candidatura de Venâncio Mondlane à Preisdência da República, na eleição de 9 de outubro
Desta forma, o CC deita por terra todas as esperanças eleitorais da CAD, confirmando o afastamento que tinha sido determinado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Através de um acórdão relativo ao recurso submetido pela coligação que suporta a candidatura presidencial de Venâncio Mondlane, os sete conselheiros do CC deliberaram pelo afastamento da coligação.
O órgão justificou a reprovação do recurso e afastamento com base no facto de a CAD não ter submetido, em tempo determinado por lei, a comunicação ao Ministério da Justiça, o acordo da criação do novo convênio eleitoral.
Your browser doesn’t support HTML5
Reprovação da candidatura da CAD é sinal de retrocesso da democracia – analista Dércio Alfazema
Deste modo, Venâncio Mondlane, que esta semana esteve num périplo de promoção da sua candidatura pela Europa, pode avançar apenas como independente, sem qualquer suporte partidário oficial.