Morreu Tito Jackson, um dos membros dos Jackson 5

  • AP

Tito Jackson

Tito Jackson, um dos irmãos que compunham o adorado grupo pop Jackson 5, morreu aos 70 anos. Tito foi o terceiro dos nove filhos, que incluem os astros globais Michael e a irmã Janet, parte de uma família de artistas cujas músicas ainda são aclamadas hoje.

“É com pesar que anunciamos que nosso amado pai, Tito Jackson, membro do Hall da Fama do Rock & Roll, não está mais conosco. Estamos chocados, tristes e com o coração partido. O nosso pai era um homem incrível que se importava com o bem-estar de todos”, disseram os seus filhos TJ, Taj e Taryll numa declaração publicada no Instagram na noite de domingo.

Tito Jackson em Nova Iorque, 2012

O Jackson 5 incluía os irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael. O grupo familiar, que foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll em 1997, produziu vários sucessos nº 1 na década de 1970, incluindo "ABC", "I Want You Back" e "I'll Be There".

O Jackson 5 tornou-se um dos maiores nomes da música sob a orientação do seu pai, Joe Jackson, um metalúrgico e guitarrista que sustentava sua esposa e nove filhos em Gary, Indiana. Conforme a carreira musical da família decolou, eles mudaram-se para a Califórnia.

Nascido em 15 de outubro de 1953, Toriano Adaryll “Tito” Jackson foi o membro menos ouvido do grupo como um cantor de fundo que tocava violão. Os seus irmãos lançaram carreiras solo, incluindo Michael, que se tornou um dos maiores artistas do mundo conhecido como O Rei do Pop.

Michael Jackson morreu aos 50 anos em 25 de junho de 2009.

Falando com a Associated Press em dezembro de 2009, Tito Jackson disse que a morte de seu irmão mais novo aproximou a família.

"Eu diria que definitivamente nos aproximou um passo um do outro. Reconhecer o amor que temos um pelo outro quando um de nós não está aqui, que grande perda", disse ele, acrescentando que pessoalmente nunca "estaria em paz com isso".

“Ainda há momentos em que simplesmente não consigo acreditar. Então, acho que isso nunca vai passar”, disse ele.

Em 2014, Jackson disse que ele e os seus irmãos ainda sentiam a ausência de Michael Jackson nos seus shows que continuaram com digressões internacionais.

“Não acho que algum dia nos acostumaremos a nos apresentar sem ele. Ele faz muita falta”, disse ele, observando que o seu espírito “está conosco quando atuamos. Ele dá-nos muita energia positiva e coloca muitos sorrisos nos nossos rostos”.

Dias antes da sua morte, Tito Jackson postou uma mensagem na sua página do Facebook de Munique, Alemanha, em 11 de setembro, onde visitou um memorial a Michael Jackson com os seus irmãos.

“Antes do nosso show em Munique, meus irmãos Jackie, Marlon e eu visitamos o lindo memorial dedicado ao nosso amado irmão, Michael Jackson. Somos profundamente gratos por este lugar especial que honra não apenas sua memória, mas também nosso legado compartilhado. Obrigado por manter seu espírito vivo”, escreveu ele.