Brasil - Morreu, nesta quinta-feira, dia 29 de Dezembro de 2022, a lenda mundial do futebol Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. A notícia foi confirmada pela filha dele, Kelly Nascimento, numa homenagem no Instagram.
"Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descance em paz", disse Kelly em post acompanhado da mão de Pelé sendo segurada pelas mãos de seus familiares, no leito do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava internado.
Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele morreu na capital paulista, após ficar hospitalizado, por um mês devido a um cancro de cólon e uma infecção pulmonar.
Your browser doesn’t support HTML5
Pelé, de 82 anos, lutou recentemente contra problemas de saúde e passou por uma cirurgia para remover um tumor no cólon, no início de Setembro. Ele sofria de problemas no quadril há anos e não conseguia andar sem ajuda. As suas aparições públicas já vinham sendo cortadas antes da pandemia de COVID-19 e desde então ele vinha fazendo algumas incursões desnecessárias fora da sua casa, perto de Santos.
O REI DO FUTEBOL
Nascido, a 23 de Outubro de 1940, na pequena cidade mineira de Três Corações, Pelé conquistou o mundo com seu talento no futebol. Ele foi o único jogador do mundo a vencer três Mundiais.
A estrela brasileira saiu da pobreza para se tornar um dos atletas mais importantes e famosos da história moderna. Com habilidades sublimes e um sorriso cativante, ele ajudou a tornar o futebol desporto mais popular do mundo e encantou papas, presidentes e estrelas de Hollywood ao longo de sete décadas
Edson Arantes do Nascimento aprendeu a jogar futebol com o pai, um jogador semiprofissional cuja promissora carreira foi prejudicada por uma lesão no joelho.
Pelé ingressou no Santos com apenas 15 anos e transformou o clube em um dos mais famosos do mundo na década de 1960.
Durante uma passagem brilhante pelo clube, ele ganhou todas as honras possíveis do futebol brasileiro, além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.
Seu talento logo foi reconhecido pela seleção nacional e ele foi escolhido para a Seleção Brasileira rumo à Copa do Mundo de 1958, na Suécia.
Um psicólogo da equipa chamou Pelé, de 17 anos, de "obviamente infantil" e desaconselhou a sua convocação. Mas o atacante marcou três golos na semifinal contra a França e outros dois golos na final contra a anfitriã Suécia, ajudando o Brasil a erguer o Mundial pela primeira vez.
Depois de ter poucas participações nas Copas do Mundo de 1962 e 1966 devido a várias lesões, Pelé chegou à Copa do México de 1970 aos 29 anos e levou a equipa à conquista do tricampeonato. A equipa incluia outras estrelas como Carlos Alberto Torres e Tostão, naquela que é considerada por muitos a melhor formação da história do futebol.
"Eu disse a mim mesmo antes do jogo, 'ele é feito de pele e osso como todo mundo'. Mas eu estava errado", disse Tarcisio Burgnich, o defesa italiano encarregado de marcar Pelé na final.
Pelé se aposentou da selecção logo depois e deixou o Santos, em 1974.
Mas, ao descobrir que investimentos imprudentes o deixaram falido, ele aceitou uma oferta no ano seguinte para sair da aposentadoria e jogar pelo New York Cosmos pela então impressionante quantia de cerca de um milhão de dólares por ano.
O carisma de Pelé deslumbrou até os nova-iorquinos mais experientes. Ele conviveu com celebridades e uma vez dividiu uma mesa na famosa boate Studio 54 com Mick Jagger, Rod Stewart e Andy Warhol, que disse que o brasileiro era a excepção ao ditado de que todo mundo só consegue "15 minutos de fama".
Veja Também
Jogadores e adeptos brasileiros fazem homenagens a Pelé durante jogo contra a Coreia do SulMesmo num ambiente de excessos, Pelé se manteve afastado do álcool e das drogas, dizendo que precisava proteger o corpo e servir de exemplo para as crianças.
Eu disse a mim mesmo antes do jogo, 'ele é feito de pele e osso como todo mundo'. Mas eu estava errado"Tarcisio Burgnich, defesa italiano que marcou Pelé
No entanto, ele admitiu outras "fraquezas". Os seus dois divórcios, vários casos amorosos e os dois filhos que ele reconheceu fora do casamento alimentaram a percepção de uma diferença entre o lado profissional e a vida real, na qual preferia ser chamada de Edson.
Em campo, Pelé levou o Cosmos à conquista do campeonato em 1977 e atraiu milhões de torcedores para um desporto que antes parecia inacessível e europeu nos Estados Unidos.
Anos depois, quando os Estados Unidos conquistaram o direito de sediar a Copa do Mundo de 1994, o presidente da entidade local disse que Pelé era o motivo "mais importante" daquela conquista.
Pelé marcou 1.281 golos em 1.366 jogos, segundo o site da Fifa, com um índice impressionante de 0,94 golos por partida. Mas muitos foram em amistosos ou em partidas disputadas como parte do serviço militar. O "Rei" foi igualmente prolífico em torneios oficiais, com 757 golos em 812 jogos.
Pelé deixa seis filhos. A sétima filha, que ele levou anos para reconhecer, morreu de cancro, em 2006.
((Com informações da Reuters))