A cantora luso-cabo-verdiana Sara Tavares morreu neste domingo, 19 de novembro, noticiou a imprensa portuguesa.
Sara Tavares tinha 45 anos e há mais de uma década lhe tinha sido diagnosticado um tumor no cérebro.
Segundo a SIC Notícias, Tavares morreu no Hospital da Luz em Lisboa, vítima de cancro.
Numa primeira reação, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, escreveu na sua página no Facebook: "Continuarás connosco Sara, dizendo coisas bonitas! A tua luz alumiar-nos-á o caminho que ainda nos cabe, nesta terra que transitoriamente nos acolhe. Até sempre, cara amiga!"
A sua carreira começou quando venceu, em 1994, um programa de talentos do canal português SIC, chamado "Chuva de Estrelas", ao interpretar "One Moment in Time" da americana Whitney Houston.
Na altura, Sara Tavares tinha apenas 15 anos e no mesmo ano venceu o Festival da Canção da RTP com "Chamar a Música", tema que levou à Eurovisão e lhe valeu o oitavo lugar.
Em 1996 lançou o disco "Sara Tavares & Shout" e em 1999 "Mi Ma Bô" trouxe uma sonoridade diferente a um repertório que viria mais tarde mostrar-se muito rico.
"Balancê", de 2005, valeu-lhe a nomeação para Artista Revelação aos prémios BBC Radio 3 World Music.
Em 2009 lançou "Xinti", mas foi obrigada a interromper a sua carreira após lhe ter sido diagnosticado o tumor no cérebro.
Em 2017, Sara Tavares volta com "Fitxadu", um disco que tem várias colaborações, como Paulo Flores, Toty Sa'med e Branko.
"Kurtidu" é o seu mais recente tema.
O single foi lançado em setembro deste ano.
De ascendência cabo-verdiana, Sara Tavares nasceu a 1 de fevereiro de 1978, em Lisboa.