O antigo jogador de futebol americano OJ Simpson morreu de cancro na quarta-feira, 10, aos 76 anos de idade.
"No dia 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, morreu após sua batalha contra o cancro. Ele estava cercado pelos seus filhos e netos", escreveu no X, nesta quinta-feira, 11, a família da antiga estrela do desporto americano.
A vida de Simpsom ficou marcada pelas suas vitórias no campo, mas principalmente pelo julgamento em 1995, no qual foi acusado por duplo homicídio, da ex-mulher e amigo dela, e que concentrou a atenção nos Estados Unidos e no mundo.
OJ Simpson foi considerado inocente.
Os debates cativaram o país e o veredito que exonerou OJ Simpson continua a suscitar polémica.
A vida pública de Orenthal James Simpson começou como "running back" no futebol americano universitário.
Ele ganhou o Troféu Heisman de melhor jogador do país e, depois, construiu uma carreira na Liga Nacional de Futebol (NFL).
Depois de terminar a carreira de jogador, ele seguiu uma bem sucedida carreira de filmes como ator, com destaque para a trilogia "Corra que a Polícia Vem Aí".
Em 1994, a ex-mulher Nicole Brown Simpson e um amigo dela, Ron Goldman, foram encontrados mortos a facadas na casa dela, em Los Angeles e OJ Simpson foi preso após uma cinematográfica perseguição na Califórnia, de 100 quilómetros e que transmitida ao vivo para todo o país.
No "Julgamento do século", como ficou conhecido, em que Simpson foi acusado de duplo homicídio, captou a atenção mundial, mas ele foi absolvido em 1995 por um júri de Los Angeles,
A polícia nunca chegou a apontar outro suspeito dos assassinados de Brown e Goldman e os homicídios nunca foram resolvidos oficialmente.
Processo civil
Simpson foi absolvido criminalmente, mas um processo na Justiça cível foi aberto em 1997 e, nesse caso, ele foi condenado a pagar 33,5 milhões de dólares em danos à família de Ron Goldman.
Em 2007, ele viria a ser preso em Las Vegas por assalto à mão armada, após roubar itens esportivos de um hotel, que, segundo ele, lhe tinham sido "roubadas".
O antigo atleta foi condenado e passou nove anos em regime fechado, mas saiu, em liberdade condicional em 2017.
Apelidado de "The Juice", Simpson foi um dos melhores e mais populares atletas do final dos anos 1960 e 1970.