Morre em Cabo Verde subitamente membro da União Europeia

  • VOA Português

Mirko Marcolin, membro da direcção-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG Mare) da União Europeia

Mirko Marcolin, que chegou a São Vicente ontem, sentiu-se mal e foi levado ao hospital

O Ministério do Mar de Cabo Verde anunciou nesta sexta-feira, 8, a morte de Mirko Marcolin, membro da direcção-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG Mare), da União Europeia (UE), de forma repentiva na ilha de São Vicente.

Marcolin faleceu nesta madrugada depois de uma indisposição, com indícios de ataque cardíaco, que o levou ao Hospital Dr. Baptista de Sousa, na cidade do Mindelo.

Ele tinha chegado àquela ilha na tarde de ontem, proveniente de Bruxelas, para participar nos trabalhos da comissão mista entre Cabo Verde e a União Europeia sobre o acordo de pesca.

Uma nota daquele Ministério diz que "foi com consternação e pesar", que o ministro do Mar, Jorge Santos, tomou conhecimento da morte de Marcolin, que, "estava entusiasmado em poder participar desta comissão mista, a primeira que se realiza após a renovação do Acordo de Pesca em julho passado"

"A sua morte representa, pois, uma enorme perda para a União Europeia, instituição muito relevante nas relações com o nosso país, e para a própria comissão mista que perde um elemento muito importante nas negociações", continua a nota, acrescentando que Santos "já teve oportunidade de expressar à Sr.ª Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, os seus profundos sentimentos de pesar, extensivos à equipa da UE na Comissão Mista, e à família do malogrado".

Mirko Marcolin, membro da direcção-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG Mare), tinha chegado na tarde de quinta-feira à ilha, oriundo de Bruxelas, para participar nos trabalhos da comissão mista entre Cabo Verde e a UE sobre o acordo de pesca entre as duas partes.

A UE ainda não se pronunciou.