Modi celebra laços culturais entre a Índia e Estados Unidos

  • AP

Narendra Modi em Nova Iorque, 22 de setembro 2024.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, continuando uma visita de vários dias aos EUA, discursou numa celebração cultural, em Long Island, no domingo, 22, onde elogiou o retorno dos Estados Unidos de quase 300 antiguidades e transmitiu a notícia da vitória dupla do seu país na Olimpíada de Xadrez em Budapeste, Hungria, para uma multidão entusiasmada.

"Acabei de receber uma notícia muito boa", Modi disse a cerca de 13.000 pessoas no Nassau Veterans Coliseum, evento anunciado como uma celebração dos laços culturais entre a Índia e os Estados Unidos.

"Na Olimpíada de Xadrez, tanto no torneio masculino quanto no feminino, a Índia ganhou medalhas de ouro", disse ele sob aplausos num discurso que foi traduzido para o inglês para uma audiência online.

Veja Também Primeiro-ministro indiano, Modi, diz a Putin que "a guerra não pode resolver os problemas”

Modi foi reconduzido em junho após uma eleição maratona na qual mais de 640 milhões de votos foram emitidos num período de seis semanas no maior exercício democrático do mundo.

"Este ano, 2024, é muito importante para o mundo inteiro", disse ele.

"Por um lado, há conflitos ocorrendo entre vários países no mundo, há tensão. E, por outro, a democracia está sendo celebrada em vários países do mundo. Índia e América também estão juntas nesta celebração da democracia," disse.

A aparição de Modi em Nova York ocorreu um dia depois de ele ter participado numa cimeira organizada pelo presidente Joe Biden em Wilmington, Delaware, para líderes do chamado Quad, que também incluiu o primeiro-ministro Anthony Albanese, da Austrália; e o primeiro-ministro Kishida Fumio, do Japão.

Veja Também Índia está pronta a desempenhar um papel ativo para o alcance da paz na Ucrânia, diz Modi

Também no sábado, Modi aceitou a devolução de 297 antiguidades abrangendo milhares de anos que foram roubadas ou traficadas da Índia. Os EUA devolveram quase 600 desses artefatos culturais à Índia desde 2016, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro deve participar numa cimeira das Nações Unidas antes da Assembleia Geral desta semana.

O evento de domingo foi patrocinado pela organização sem fins lucrativos Indo American Community of USA.