A Comissão Consultiva do Trabalho alcançou um consenso no processo de negociação entre os sindicatos e as entidades patronais para a fixação dos salários mínimos em todos os sectores de actividades no país, sem no entanto revelar as percentagens de aumento.
Your browser doesn’t support HTML5
O Conselho de Ministro já tem em mãos a proposta de reajuste salarial para este ano, acordada pela Comissão Consultiva do Trabalho que alcançou consenso no processo de negociação entre sindicatos e empregadores.
Os níveis de aumento ainda não são conhecidos, mas os trabalhadores moçambicanos já fazem as contas sobre o valor ideal do salário mínimo, propostas que variam entre os cinco e de10 mil meticais, ou seja entre os 100 e 200 dólares americanos.
O actual custo de vida, a conjuntura político-económica que o país atravessa são alguns pontos que pesaram na definição dos níveis de reajuste salarial, segundo revelou João Loforte, secretário-geral da comissão, que escusou-se a revelar as percentagens de aumento para cada sector de actividade.
O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM) Alexandre Munguambe reconheceu que os valores ora aprovados não vão satisfazer as reais necessidades dos trabalhadores.
O reajuste salarial do ano passado variava de quatro a 13 por cento.
O sector da agricultura, caça e silvicultura é dos que têm o salário mínimo mais baixo o de 3.183 meticais (o equivalente a 65 dólares americanos).