Desconhecidos pegaram fogo na madrugada desta terça-feira à sede da Renamo em Nampula que é igualmente a residência de um dos membros daquela formação política. Os atacantes usaram pneus para incendiar a porta e as janelas que eram protegidas por uma rede.
Your browser doesn’t support HTML5
Na altura do incidente estavam três pessoas a dormir no interior da residência , mas despertaram devido ao intenso fumo .
Não houve vítimas humanas, mas os materiais do partido, como os bancos usados para reuniões, entre outros, foram queimados.
Carlos Gonçalves, é uma das pessoas que se encontrava a dormir na residência na altura do incidente. Falando à imprensa, ele disse que não sabe quem terá protagonizado o ataque.
Ele revelou que se salvaram por pouco , pois o fumo era intenso, e acrescentou que a intenção das pessoas que cometeram o crime era, não só acabar com a sede da Renamo, mas tambémcom eles,que estavam a dormir na casa que segundo disse pertence aos seus parentes.
O partido Renamo em Nampula, não se pronunciou ainda sobre o assunto, alegando que está a fazer o levantamento das perdas causadas.
Contudo há membros que, preferindo manter o anonimato,se queixaram de estarem a ser perseguidos pelo partido no poder e dizem que o incidente teve motivações politicas.
A polícia de Nampula, na pessoa do porta-voz Zacarias Nacute, disse que se apurou que os protagonistas da acção foram populares que estão agastados com as incursões que os homens da Renamo têm vindo a efectuar em diferentes pontos da região centro e norte do país.
Por outro lado, Nacute referiu que na madrugada desta terça-feira, uma locomotiva do corredor logístico de Nacala foi atacada por elementos da Renamo no distrito de Malema, mas disse que ninguém contraiu ferimentos.