Moçambique fecha centro de acolhimento de refugiados

Alguns começam a regressar à África do Sul.

O Governo moçambicano encerrou, em definitivo, o centro de trânsito que durante duas semanas esteve aberto para acolher as vítimas da violência na África do Sul.

Your browser doesn’t support HTML5

Moçambique fecha centro de acolhimento de refugiados

A VOA visitou o centro da Moamba e no lugar de tendas de acampamento apenas encontrou um espaço baldio, onde o capim começa a tomar conta do que até há pouco tempo foi o ponto de chegada de centenas de moçambicanos vítimas da violência na África do Sul.

Passada a tempestade, muitos moçambicanos guardam os incidentes do último mês como tristes lembranças, e, por falta de opção no seu país, estão novamente de volta para a terra do rand, tal como testemunhamos no principal parque de partida dos autocarros para aquele país vizinho.

O Governo de Maputo diz estar em permanente contacto com a sua congénere de Pretória, para assegurar maior protecção aos moçambicanos.

A nível interno, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Oldemiro Balói diz estar em curso um trabalho de casa, por forma a que os moçambicanos vejam a África do Sul como opção e não como necessidade.

Nesta quarta-feira, 13, a Liga Mocambicana dos Direitos Humanos organizou em Maputo brigadas de registo notarial para a emissão de Bilhetes de Identidade a moçambicanos que fugiram da violência no país vizinho e que decidiram, pelo menos por enquanto, permanecer por cá.