Vinte e quatro horas depois do fim do período oficial de recenseamento geral da população e habitação, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou, quarta-feira, 15, que o país tem cerca de 27 milhões de habitantes.
"De 1 a 14 de Agosto, os dados que nos chegaram indicam que somos 26 milhões oitocentos e quarenta e dois cidadãos, que correspondem a 98 por cento das previsões de registo" disse o porta-voz do INE, Cirilo Tembe.
São números provisórios de um processo que conheceu momentos de agitação. Além de reportadas reclamações de recenseadores, o INE fala de desobediência de algumas famílias. Num dos casos, houve tiroteiro pelo meio.
O INE fala de casos de constrangimento nas zonas de tensão político militar, no centro do país, mas o destaque vai para um cidadão detido depois de ameaçar brigadistas com uma arma de fogo, em Maputo.
Apesar do fim do período oficial, o processo continua. Decorrer o registo de e famílias que por razões justificadas não foram atingidas nas útimas duas semanas.
Acompanhe a reportagem:
Your browser doesn’t support HTML5
Inbox
x
William Mapote
12:28 PM (3 hours ago)
to me