Mísseis russos matam 17 pessoas e deixam pelo menos 40 feridos em Zaporizhzhia

  • VOA Português

Apartamentos destruídos por míssil russo em Zaporizhzhia, Ucrânia, 9 Outubro 2022

Presidente ucraniano responsabilizou a Rússia pelo ataque e garantiu que os seus autores serão responsabilizados por esse e outros ataques.

Um ataque com mísseis deixou pelo menos 17 mortos e dezenas de feridos na cidade ucraniana de Zaporizhzhia, neste domingo, 9, além de destruir vários apartamentos.

O Presidente ucraniano responsabilizou a Rússia pelo ataque e garantiu que os seus autores serão responsabilizados por esse e outros ataques.

Veja Também Ponte-chave que liga a Rússia à Crimeia desmorona

O ataque acontece um dia após a única ponte que liga a Rússia à península ucraniana da Crimeia ter sido atingida por explosões, que ainda não foram reivindicadas.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy

A agência de notícias Associated Press acrescentou que os mísseis que atingiram Zaporizhzhia durante a noite danificaram pelo menos 20 casas e 50 prédios de apartamentos e provocaram feridos em pelo menos 40 pessoas que foram hospitalizadas.

“Mais uma vez, Zaporizhzhia. Novamente, ataques impiedosos contra civis, visando prédios residenciais, no meio da noite”, disse Volodymyr Zelenskyy,
numa rede social, acrescentando que “desde quem dá a ordem a todos aqueles que a executam, todos serão responsabilizados”.

Your browser doesn’t support HTML5

EUA e a ameaça nuclear da Rússia

O exército russo bombardeou também neste domingo com 10 mísseis a cidade onde está localizada a principal central nuclear da Ucrânia, segundo o chefe da administração militar regional de Zaporíjia, Oleksandr Starukh.

Embora ainda controlada pelos ucranianos, Zaporizhzhia é a capital da região de mesmo nome que o Presidente Vladmir Putin anexou unilateralmente na semana passada.

C/AFP