Os ministros da Defesa e Segurança dos 14 países da Comunidade de Desenvolvimento da Austral (SADC) reunidos em Pretória consideram que a região está segura e estável, mas manifestam a sua preocupação com o terrorismo.
Your browser doesn’t support HTML5
Segundo aqueles responsáveis, seis países da região realizaram nos últimos oito meses eleições gerais pacíficas, credíveis e livres.
"A situação no Reino do Lesotho e no Congo Democrático está sob controlo", disse Atanásio Salvador Mtumuke, ministro da Defesa Nacional de Moçambique.
Mas o terrorismo, que ainda não chegou à região preocupa os governantes, segundo afirma o ministro angolano da Defesa, João Lourenço.
A região da África Austral, com cerca de 230 milhões de habitantes, é considerada uma das mais seguras do mundo, depois de vários anos de conflitos armados em Angola e Moçambique e da queda do apartheid na África do Sul.
Para a chefe da diplomacia sul-africana a realização de eleições gerais consideradas pacíficas, credíveis e livres em seis países nos últimos seis meses é um sinal de que a região está mesmo no caminho certo da consolidação e aprofundamento da cultura democrática.