O conselho de administração da Millennium Challenge Corporation (MCC), agência de apoio externo norte-americana, aprovou nesta quarta-feira, 28, o programa de 500 milhões de dólares para o Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.
"Em Moçambique, estamos a implementar o pacto climático mais avançado da MCC , uma combinação de infraestrutura de transporte resiliente, oportunidades de economia verde e azul e reformas políticas e institucionais para permitir um crescimento mais eficaz e de longo prazo", diz a nota da agência divulgada no seu portal.
A aprovação segue-se ao memorando assinado com o Governo moçambicano em Washington, no mês de Janeiro e, segundo a nota, "reafirma o compromisso da MCC em enfrentar directamente as restrições ao crescimento económico através de soluções inovadoras".
Como a Voz da América tinha informado aquando da assinatura do programa, este compacto vai incidir no desenvolvimento da província da Zambézia.
Este é o segundo compacto da MCC com o Governo de Moçambique.
O primeiro foi concluído em 2013 e, com um pacote de 506,9 milhões de dólares, investiu investiu em água, saneamento, posse da terra, transporte e agricultura.
A nota conclui que na reunião de hoje o Conselho também recebeu uma actualização sobre o portfólio global da MCC e analisou o lançamento da campanha para comemorar o 20º aniversário da agência.