Mike Bloomberg abandona corrida à Presidência e apoia Joe Biden

  • VOA Português

Michael Bloomberg

O antigo presidente de câmara da cidade de Nova Iorque e bilionário Mike Bloomberg abandonou a campanha presidencial nos Estados Unidos e anunciou que vai apoiar o antigo vice-presidente Joe Biden, que lidera a corrida depois da vitoriosa noite da “super terça-feira”.

A decisão de Bloomberg foi comunicada nesta quarta-feira, 4, depois de analisar os resultados da noite eleitoral de ontem em que conseguiu eleger, de acordo com dados provisórios, apenas 45 delegados dos 1.357 em disputa.

Veja Também "Super Terça-Feira": Joe Biden sai na frente e lidera corrida à nomeação democrata

Bloomberg, que investiu 500 milhões de dólares do seu património pessoal na campanha, viu o seu nome pela primeira vez na votação de ontem, depois de ter optado por ficar de fora das primárias de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

Mas não foi além do quarto lugar, apesar de ter investido cerca de 500 milhões de dólares na campanha.

Your browser doesn’t support HTML5

Super terça-feira: Vitória para Biden; Sanders aquém do que esperava

Considerado o nono homem mais rico do mundo, com um património de cerca de 60 mil milhões de dólares, Mike Bloomberg dirigiu a cidade de Nova Iorque de 2001, após os ataques de 11 de Setembro, até 2012, com o ónus de ter feito renascer a “grande maçã".

Entre os eleitores democratas, Bloomberg foi visto com desconfiança em virtude de ter militado no Partido Republicano durante 20 anos, antes de se tornar independente e ganhar a reeleição em Nova Iorque.

Ele inscreveu-se no ano passado no Partido Democrata.