O Millenium Challenge Corporation (MCC) vai alocar 10 milhões de dólares ao processo de preparação do Compacto II, um programa de desenvolvimento focado na agricultura comercial, conectividade e transporte rural, gestão do clima e desenvolvimento costeiro em Moçambique.
Your browser doesn’t support HTML5
O acordo para o efeito foi assinado, na quarta-feira (20), em Washington DC, por Fatema Sumar, vice-presidente do MCC; e Max Tonela, ministro da Economia e Finanças de Moçambique.
Na ocasião, tal como indica uma nota do ministério moçambicano da Economia, Sumar disse que o financiamento permitirá que as duas partes identifiquem “projectos de investimento para reduzir a pobreza e estimular o crescimento económico inclusivo e sustentável e o investimento do sector privado”.
Veja Também Estados Unidos apoiam agricultura e transporte rural em MoçambiqueE Tonela reiterou “o compromisso do Governo de Moçambique no reforço da capacidade das instituições e na adopção de políticas económicas e reformas fiscais sólidas para o desenvolvimento social e económico”.
Consta que o Compacto II terá abrangência nacional, mas com foco na província da Zambézia.
Espera-se que o Acordo do Compacto II seja assinado em Julho do próximo ano, devendo ter uma duração de cinco anos.
De recordar que, entre 2009 e 2014, Moçambique beneficiou do primeiro programa compacto da MCC, agência de assistência externa dos EUA, que contribui na luta contra a pobreza global.
Veja Também Congressistas americanos votam leis que reforçam comércio com África