Marco Rubio: EUA procuram fim “justo e sustentável” para a guerra russa na Ucrânia

  • VOA Português

Secretário de Estado americano, Marco Rubio (cen) na Arábia Saudita

Secretário de Estado reitera inclusão da Ucrânia e dos países europeus numa solução para a Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano disse nesta terça-feira, 18, que os Estados Unidos estão a trabalhar para uma solução “justa” e “sustentável” para pôr fim à guerra de três anos da Rússia contra a Ucrânia, mas que tanto Moscovo como Kyiv terão de fazer concessões para alcançar a paz.

Marco Rubio fez esta avaliação depois dele e outras autoridades norte-americanas se terem reunido durante mais de quatro horas na Arábia Saudita com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, e os seus assessores, num primeiro esforço para acabar com a guerra e melhorar a controversa relação entre Washington e Moscovo.

Veja Também Zelenskyy adia viagem à Arábia Saudita

“O objetivo é pôr fim a este conflito de uma forma que seja justa, duradoura, sustentável e aceitável para todas as partes envolvidas”, disse Rubio aos jornalistas, embora nenhuma autoridade ucraniana ou europeia estivesse à mesa para as conversações.

O chefe da diplomacia americana acrescentou estar "convencido" de que Moscovo está disposto a envolver-se num "processo sério" para pôr fim à guerra, que a Rússia iniciou com uma invasão em grande escala do seu vizinho, há três anos

Veja Também Rússia e EUA nomeiam negociadores para pôr termo à guerra na Ucrânia

Por turno, o ministro russo das Relações Exteriores apresentou uma visão otimista semelhante das negociações.

”Não estávamos apenas a ouvir-nos uns aos outros, mas ouvimos-nos uns aos outros. Tenho razões para acreditar que o lado americano começou a compreender melhor as nossas posições” afirmou Sergei Lavrov.

Veja Também Dirigentes europeus analisam sua ausência das conversações EUA-Rússia sobre a Ucrânia

Dezenas de milhares de soldados russos e ucranianos, juntamente com civis ucranianos, foram mortos nos combates, o pior conflito da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Os EUA e a Rússia concordaram em “nomear as respetivas equipas de alto nível para começar a trabalhar no caminho para pôr fim ao conflito na Ucrânia o mais rapidamente possível”, disse a porta-voz do Departamento de Estado em comunicado.

Veja Também Zelensky rejeita acordo liderado por Trump sobre minerais e apela à criação de um exército europeu

Tammy Bruce caracterizou a reunião como “um importante passo em frente” em direção à paz.

Nas declarações feitas, Marco Rubio disse que a Ucrânia e os países europeus têm de estar envolvidas nas conversações sobre o fim da guerra e que se a guerra for interrompida, os EUA terão "oportunidades extraordinárias... de fazer parceria" com a Rússia no comércio e noutros sssuntos globais.

“A chave para desbloquear isto é o fim deste conflito”, concluiu.

O conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, e o enviado para o Médio Oriente, Steve Witkoff, juntaram-se a Rubio nas negociações.

Waltz disse aos jornalistas que as negociações para pôr fim aos combates se vão concentrar no território e nas garantias de segurança para a Ucrânia e a Rússia.

“Isto precisa de ser um fim permanente para a guerra e não um fim temporário, como vimos no passado”, conclui Waltz.

Refira-se que o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, adiou até 10 de março a sua ida a Riade.