Cidadãos consideram falacioso o discurso oficial de que o combate à corrupção está a ser bem sucedido, porque o fenómeno prevalece em vários sectores e coloca em causa o desenvolvimento do país.
“Isso é muito preocupante”, disse Julio Samson, na Matola, que fez notar o facto de "a Polícia Municipal, por exemplo, praticar a corrupção sem vergonha".
Your browser doesn’t support HTML5
Alberto Francisco diz que sempre que tiver que ir ao hospital, não se esquece de levar algum dinheiro para corromper alguém, “porque sem isso você não é atendido; as pessoas desfavorecidas são as que mais sofrem.’’
Por seu turno, Lazaro Mazuze, afirma que o que está a acontecer em Moçambique é uma acentuada degradação dos valores morais, e a sociedade é chamada a fazer uma reflexão sobre isso.
Relativo sucesso
Entretanto, o discurso oficial é que a luta contra a corrupção está a ter algum sucesso, dando-se como exemplo o facto de, em 2022, terem sido instruídos 16 processos relacionados com este crime ao nível da administração pública.
Veja Também Governo de Moçambique confirma acordo com o Credit Suisse sobre processo judicial em LondresO diretor nacional adjunto do Desenvolvimento da Administração Pública, Joaquim Chire, disse que isso resulta, sobretudo, da criação do Gabinete Central de Combate à Corrupção e da adopção de vários instrumentos legais.
Ainda no contexto da luta contra a corrupção, Sérgio Macamo, do Gabinete de Recuperação de Activos, disse que, entre Janeiro e Novembro deste ano, foram recuperados mais de 18 milhões de dólares, relacionados com crimes de corrupção e lavagem de capitais.
Your browser doesn’t support HTML5