O até agora governador de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, será o novo ministro da Administração Interna, substituindo Eugénio Laborinho no cargo.
A decisão do Presidente da República, "por conveniência de serviço", foi anunciada nesta quinta-feira, 31 de outubro, afastando assim um dos mais longevos titulares da pasta, no cargo desde 2019.
Veja Também Angola: Mudanças na Segurança podem não refletir mudanças no país, dizem ex-militaresO secretário de Estado para o Interior, José Paulinho Cunha da Silva, e o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Carlos Armando Albino, também deixam o Ministério.
Para governador da capital, Luanda, João Lourença foi a Benguela buscar, Luís Nunes, que será substituído por Manuel Nunes Júnior.
Na nota enviada às redações e publicada na página da Presidência da República de Angola no Facebook não há referência quanto à susbtituição dos secretários de Estado.
A posse dos novos dirigentes deve acontecer nesta sexta-feira, 1, de novembro.
Estas novas mexidas acontecem uma semana depois de o Presidente ter mudado as chefias de órgãos de segurança do Estado, como o Serviço de Investigação Criminal (SIC), o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SIMSE), o Serviço de Migração e Estrangeiro (SEF) e o Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos (CESME).