As autoridades em Malanje deverão aprovar terça-feira, 24 de março, os locais para um centro de quarentena de pessoas suspeitas de estarem infectadas com o coronavírus (Covid19) e um outro para servir de hospital para pessoas já afectadas pela doença.
Trata-se do Centro de Saúde da Cahala, que está a ser equipado para na eventualidade receber doentes, enquanto o Hotel Polígono, adstrito à Caixa Social das Forças Armadas será o centro de quarentena, disse o director do Gabinete Provincial de Saúde de Malanje, Avantino Sebastião.
Your browser doesn’t support HTML5
Entretanto fontes oficiais mostraram-se decepcionadas com o facto de muitos não estarem a seguir as medidas para impedir a propagação do vírus.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Hotelaria, Juventude e Desportos, Fernandes Cristóvão, disse num programa de rádio que no sábado testemunhou “mais de 70 pessoas numa sala de karaoke”.
“Eram pessoas cultas, pessoas esclarecidas e isso é uma atitude de risco para todos nós e para todo o país", lamentou.
Veja Também Angola: Mais um caso de Covid19Esta segunda-feira, 23, é feriado nos países da SADC, mas eram visíveis as enchentes nos multicaixas e nos mercados paralelos da capital provincial, desrespeitando as normas importas para a protecção do coronavírus.
Entretanto, no seio da população aumentam as preocupações devido à falta de produtos como álcool-gel, máscaras e luvas, nas farmácias.
Mas os especialistas aconselham o cumprimento da regra básica: "A princípio lavar as mãos com água e sabão é fundamental, principalmente água corrente, é uma medida que não é muito custosa", disse o médico Fiel Neto.
Veja Também Covid19: Lourenço muda liderança da comissão interministerial após críticas