Na sequência de confrontos entre militantes da UNITA e oponentes do partido na comuna de Kapunda, em Malanje, dois processos-crime foram abertos pelo Serviço Provincial de Investigação Criminal de Malanje.
Your browser doesn’t support HTML5
Um dos processos é contra militantes da UNITA por ofensas corporais e outros contra aldeãos que terão destruído casas de militantes do "Galo negro".
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Junqueira António, disse ontem que os partidários de Isaías Samakuva espancaram um membro da autoridade tradicional, após um incidente em que símbolos da UNITA foram alegadamente removidos pelo soba.
A destruição do comité comunal da Unita, de Kapunda, e as quatro residências de militantes do “Galo Negro” foi em retaliação ao espancamento e rapto do soba que foi resgatado pela polícia, na comuna de Ndumba-Kabango, no município de Kambundi-Katembo.
O porta-voz disse que os efectivos da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal trabalham para deter os autores dos danos materiais, que se meteram em fuga nas matas.
O secretário provincial da UNITA, Januário Mussambo, disse que cerca de 30 pessoas continuam ao relento e aguardam apoio da Administração Municipal.