O futebolista português Cristiano Ronaldo CR7 vai receber um prémio da União Europeia de Futebol Associado (UEFA) por ser o jogador que mais golos marcou na história da Liga dos Campeões.
Ronaldo tem 140 golos em 183 jogos nessa competição onde jogou durante vários anos ao serviço do Sporting de Portugal, Manchester United, Real Madrid e Juventus.
O prémio será entregue na quinta-feira na cerimónia em que vai ser feito o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época em que participam 36 clubes.
"Cristiano Ronaldo é uma das estrelas mais brilhantes da constelação da Liga dos Campeões da UEFA", disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, em comunicado onde acrescentou que o número de golos alcançado por CR7 é “um desafio notável para as gerações futuras superarem."
Ronaldo fez sua estreia na Liga dos Campeões com o Sporting em 2002 num jogo de qualificação.
O seu primeiro jogo na fase de grupos foi no Manchester United em outubro de 2003 mas o seu primeiro golo nessa competição foi só em 2007 ao serviço do mesmo United numa vitória sobre o Roma de Itália.
CR7 venceu a Liga dos Campeões em cinco ocasiões: primeiro com o United em 2008 e depois mais quatro vezes no Real Madrid em 2014, 2016, 2017 e 2018.
O futebolista português também tem o maior número de golos marcados em finais (4) na era da Liga dos Campeões (desde 1992). Alfredo Di Stéfano e Ferenc Puskás, ambos do Real Madrid marcaram sete golos em finais da Taça dos Campeões Europeus, a competição que antecedeu a Liga dos Campeões.