Um morto é o resultado do ataque levado a cabo por cerca de seis agentes da empresa de segurança privada Alfa 5, que se dedica à protecção dos campos diamantíferos das Lundas, contra cinco garimpeiros na zona de Lucapa, província da Lunda Norte, durante uma acção de patrulhamento no fim-de-semana.
O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, ainda não se pronunciou sobre as sucessivas mortes de garimpeiros.
Your browser doesn’t support HTML5
Alberto Mulozelo, secretário para informação do PRS na região, disse que a vitima é um cidadão de 62 anos de idade conhecido por Victor Lupupa, que “deixou uma viúva e quatro filhos”.
Mulozelo, que participou numa reunião com a administração municipal do Lucapa sobre o assunto, disse que nenhum dos seis agentes da referida empresa de segurança está detido e que, agora, pretende mobilizar a população para protestar contra essas mortes.
“Já falamos com a administração sobre o assunto, agora estamos a falar com a população para protestarmos contra estas mortes”, garantiu.
A VOA contactou o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário Ambrósio de Lemos Freire dos Santos, mas sem sucesso.