Líderes militares dos Grandes Lagos reúnem-se em Luanda

  • VOA Português

Angola Baía de Luanda

A Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos é presidida actualmente por Angola.
Os chefes dos Estado-Maior Generais dos países membros da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) iniciaram hoje uma reunião de três dias preparatória do encontro dos ministros da Defesa da região que terá lugar na capital angolana.

Your browser doesn’t support HTML5

Reunião de militares dos Grandes Lagos - 1:15


O encontro, que está analisar a situação actual no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e na República Centro Africana, segue-se à Cimeira tripartida realizada no passado fim-de-semana em Luanda entre os presidentes de Angola, Congo Brazzaville e Chade.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Angolanas, general Sachipengo Nunda disse que a situação naqueles países melhora todos os dias.

Os participantes vão ainda analisar o relatório do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado, o Memorando de entendimento entre a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos IRGL e a Monusco.

A realização destes eventos resulta da decisão da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL realizada em Janeiro do corrente ano, aquando da assumpção de Angola à presidência rotativa da organização.