A província angolana da Lunda Sul tem 80 por cento de desemprego embora produza 80 por cento dos diamantes do país.
Os dados foram revelados numa reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que decorreu na Lunda Norte sob a orientação do presidente João Lourenço, na qual a situação económica do leste do país esteve em foco.
Your browser doesn’t support HTML5
O governador da Lunda Sul, Ernest Kiteculo, considerou a taxa de desemprego de de “exorbitante”, a que ele atribuiu à falta de investimentos na província.
“Não há fábricas, não temos grandes serviços, o único é Katoca que alberga por volta de 1.800 trabalhadores em postos directos e quase 300 trabalhadores em postos indirectos”, revelou.
A província do Moxico também enfrenta problemas de desemprego mas o governador Gonçalves Muandumba fez saber que, apesar disso, são as vias de acesso que mais preocupam as autoridades locais.
A província, recordou o governador, é a maior do país com 23 mil quilómetros quadrados
“Apontamos várias questões, entre elas as estradas, vias de circulação, a questão das ravinas, a interligação entre as províncias, a circulação de Luanda até o Lwena e as estradas do Lwena para os municípios”, disse.
Já na Lunda Norte, o governador Ernesto Muangala apontou como principais problemas, a falta de escolas, hospitais, estradas.
Na reunião o Presidente da República João Lourenço deu indicações precisas no sentido de se rever o problema de desenvolvimento socio-económico do leste de Angola.
Do comunicado final saído da reunião, o destaque foi para o levantamento das necessidades de escolas em todos municípios do país.