Lourenço quer ministro "civil" do Interior sem medo da farda e reitera respeito aos direitos humanos

  • VOA Português

João Lourenço, Presidente de Angola, saúda Manuel Homem, ministro do Interior, Luanda, 4 novembro 2024

O Presidente de Angola instou o novo ministro do Interior a não ter medo da farda porque "a força está na inteligência e na determinação dos homens" ao dar posse a Manuel Homem, o primeiro civil no cargo.

Nesta segunda-feira, 4, João Lourenço também desafiou o novo governador de Luanda, Luís Nunes, a assumir os riscos da capital e reforçou o empenho do seu Governo na defesa dos direitos humanos.

Veja Também Mudanças governamentais de João Lourenço recebidas com ceticismo

Na presença da vice-presidente, Esperança da Costa, e de outros altos responsáveis do Governo, em especial dos setores da Defesa e Segurança, o Chefe de Estado destacou o facto de Manuel Homem, antigo governador de Luanda, ser o primeiro civil a dirigir o Ministério do Interior.

“Gostaria de lhe pedir que não tivesse medo da farda. A farda não faz mal a ninguém. Não é na farda onde está a força. A força está na inteligência e na determinação dos homens”, sublinhou Lourenço que desafiou Homem a exercer “as suas funções sem nenhum tipo de complexo, sem receio algum, porque confiamos nas suas capacidades e sabemos que vai dar num bom ministro do Interior".

Nas declarações aos jornalistas, Manuel Homem apontou como sua principal tarefa o reforço das fronteiras porque, segundo ele, o país nos últimos registou "várias ações nesse domínio, de invasão nossas fronteiras".

Por isso, disse o novo ministro do Interior, “teremos que prestar alguma atenção para conseguirmos melhorar a atuação dos órgãos", e prometeu investir na capacitação e formação dos recursos humanos.

De Benguela, o Presidente da República levou o governador Luis Nunes para assumir a capital que, segundo Lourenço," tem uma importância acrescida por ser a cidade e a província mais populosa do nosso país, com todos os problemas que tem de abastecimento de água - energia, felizmente estamos bem - saneamento e outros problemas que, felizmente, começaram a ser resolvidos pelo seu antecessor".

Ao empossar Manuel Nunes Júnior como governador de Benguela, o Presidente da Repúlica destacou ser uma província igualmente importante, entre outras razões, “a partir da qual começa hoje o tão falado Corredor do Lobito - internamente, mas também internacionalmente - pela sua importância”.

Tomaram posse, também, Osvaldo dos Santos Varela como secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores e Antónia Osvaldina Simão da Cruz Yaba como secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

João Lourenço afirmou que a defesa dos direitos humanos é algo que sempre preocupou o Executivo angolano e pediu que a nova secretária de Estado dê a devida atenção ao assunto.