A equipa angolana de basquetebol masculinho do Petro de Luanda aposta na passagem à sua segunda final da Liga Africana de Basquetebol (BAL, nas siglas em inglês) ao defrontar nesta quarta-feira, 29, o Cape Town Tigers, da África do Sul, nas meias-finais da prova, na Arena BK de Kigali, Rwanda.
Os angolanos chegam ao jogo animados depois da espetacular reviravolta protagonizada na segunda-feira, 27, ante o AD Douanes, do Senegal, que lhes permitiu vencer por 66-65.
O técnico espanhol Sergio Valdeolmillos, afinou na terça-feira os aspetos táticos ligados à finalização, circulação da bola, transição defesa-ataque, lançamentos de curta e longa distância e nos lances livres.
"Os jogadores estão imbuídos da necessidade imperiosa de fazer um bom resultado, se quiserem melhorar a classificação passada e carimbarem com naturalidade a qualificação à final”, apontou Valdeolmillos.
"É mais um jogo que temos pela frente. Sabemos o que temos de fazer para vencer e chegar à final. As coisas não nos têm corrido bem. Contudo, para nós, não é como se começa, mas sim como se termina. Nesta fase, contam-se mais os resultados do que as exibições, porque nenhum adversário é fraco”, afirmou o capitão Carlos Morais.
Nos jogos entre as duas equipas, o Petro de Luanda tem alguma vantagem mas neste ano, na Conferência Kalahary, realizada em Pretória, os angolanos venceram o primeiro jogo por 100-88 e os sul-africanos levaram a melhor na segunda partida por 84-78.
A imprensa angolana antevê que o Petro de Luanda deverá começar a partir com um mesmo quinteto do jogo anterior: Childe Dundão, Nicholas Faust, Gerson Gonçalves "Lukeny", Abubakar Gakou e Yanick Moreira.
Refira-se que antes, na outra meia-final, jogam Rivers Hoopers,a da Nigéria, e Al Ahly Ly, da Líbia.