O Presidente José Eduardo dos Santos nomeou esta terça-feira, 29, o jurista Ernesto Manuel Norberto Garcia para o cargo de director da Unidade Técnica para o Investimento Privado. Uma nomeação que provoca alguma contestação por ser um jurista para dirigir uma estrutura estritamente económica e financeira.
Your browser doesn’t support HTML5
Esse serviço técnico especializado visa apoiar o titular do poder executivo na preparação, condução, avaliação e negociação de projectos na área de investimentos privados
O economista Precioso Domingos afirma que esta unidade técnica em nada se confunde com o Fundo Soberano e que apenas poderá assessorar Santos em projectos económicos, porque “o Fundo Soberano tem um papel diferente”.
Precioso critica a nomeação do jurista Norberto Garcia: “Como é que um jurista como Norberto vai ajudar o titular do poder em impactos económicos numa fase como essa que o país vive?” questionou.
Já o jurista Nelito da Costa Ekuikui esclarece não haver qualquer impedimento legal para a nomeação de Norberto Garcia, por ser um cidadão angolano, mas chama a atenção do Presidente da República.
“O cidadão Norberto Garcia pode ter formações técnicas na área do empreendedorismo, mas também é preciso dizer que é momento de Angola colocar pessoas certas nos lugares certos”, disse.
A VOA tentou contactar o jurista Norberto Garcia, mas sem sucesso.