O Presidente angolano já se encontra em Adis Abeba, Etiópia, para a 38ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), na qual será confirmado como o próximo Presidente em exercício da organização continental.
É a primeira vez que um Presidente angolano assume a liderança da UA.
Numa recente entrevista à agência de notícias de Angola, ANGOP, o ministro das Relações Exteriores disse que o Governo perspetiva um mandato à frente da UA “caracterizada por um compromisso com a governança colaborativa, a construção da paz e o empoderamento económico do continente”.
Téte António acrescentou que Angola “deseja ser farol de esperança e progresso durante o seu mandato” e enfatizou o facto de João Lourenço assumir a Presidência da organização continental no ano em que Angola celebra os 50 anos da independência, o que, para ele, “é um profundo momento de orgulho e reflexão”.
Veja Também Maus exemplos em África "são promotores de tragédias", diz João LourençoNo sábado, 15, João Lourenço assume a Presidência por um ano, substituindo assim Mohamed OuldGhazouani, Chefe de Estado da Mauritânia.