O antigo primeiro-ministro José Maria Neves foi eleito neste domingo, 17, Presidente de Cano Verde por 51,5 por cento dos eleitores que foram às urnas no país e na diáspora.
Com cerca de 96 por cento dos resultados apurados, o também antigo primeiro-ministro Carlos Veiga obteve 42,6 dos votos.
Os demais cinco candidatos juntos somaram cerca de seis por cento dos votos.
A abstenção ronda os 51, 8 %, votos nulos 0,9% e em branco, 2.3%.
Recebido em festa pelos seus apoiantes na sede da candidatura, José Maria Neves, que teve o apoio do PAICV, na oposição, agradeceu os votos e disse que sua missão é “servir Cabo Verde”.
Ele afirmou receber com "grande humildade" esta vitória e prometeu sarar disputas eleitorais ou outras.
"Presidente de todos"
“Quem ganha numa jornada cívica desta envergadura são os cabo-verdianos e as cabo-verdianas, nas ilhas e na diáspora, que deram um grande exemplo de civismo”, destacou Neves, quem prometeu também ser um Presidente que vai unir toda a nação e dialogar com todos os quadrantes políticos e sectores da sociedade.
O futuro Chefe de Estado cabo-verdiano disse que “a candidatura foi uma candidatura transversal” e por isso será “um Presidente de todos”, tendo indicado que contará com Carlos Veiga, o seu principal adversário, e todos os outros candidatos para trabalhar por Cabo Verde.
Antes, Carlos Veiga, apoiado pelo MpD, partido no poder, e UCID, a terceira força no Parlamento, ligou para felicitar o vencedor e numa reacção na sede da sua candidatura disse que a democracia venceu, agradeceu a família e todos os seus apoiantes e destacou a “vitalidade da democracia cabo-verdiana”
Ele disse que a “vontade do povo foi ouvida e a vontade do povo foi atendida. Quero por isso apresentar as minhas felicitações a José Maria Neves pela sua eleição como Presidente da República,
“Terminadas as eleições, é agora o tempo de todos, sem exceção, unirmos esforços na promoção do bem do país e da recuperação dos rendimentos das famílias. É tempo de interiorizarmos a convicção que a nossa história não depende de um, não depende de alguns, mas sim de todos nós”, apontou.
José Maria Neves, que foi primeiro-ministro entre 2001 e 2016, tendo ganho a Carlos Veiga nas legislativas de 2011, toma posse como quinto Presidente de Cabo Verde, sucedendo a Jorge Carlos Fonseca, que termina o seu segundo mandato.
O primeiro Chefe de Estado foi Aristides Pereira, de 1975 a 1991, seguido de António Mascarenhas Monteiro, de 1991 a 2001, e Pedro Pires, entre 2000 e 2011.