José Filomeno Santos depõe hoje no tribunal

Filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos ilibado pelo empresário Jorge Gaudens

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, depõe hoje, 11 de Dezembro, no tribunal que o julga, juntamente com mais três arguidos, pelos crimes de tráfico de influência, burla por defraudação e branqueamento de capitais.

Na abertura do julgamento na segunda-feira, 9, o advogado de "Zenu", como é popularmente conhecido, António Gentil Simão, disse que ele esteve à margem da transferência dos 500 milhões de dólares para um banco no Reino Unido, e que o processo foi liderado pelo antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe.

Veja Também Tribunal vai ouvir José Eduardo dos Santos no caso da transferência de 500 milhões

Ontem, o empresário Jorge Gaudens Pontes Sebastião declarou que o contrato de consultoria técnica e financeira assinado entre a empresa Mais Financial Service e o Banco Nacional de Angola que permitiu a transferência de 500 milhões de dólares para o Reino Unido foi autorizado pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Jose Filomeno dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos - antigo Presidente angolan

Jorge Gaudens é acusado dos crimes de associação criminosa, fabrico e falsificação de títulos de crédito, burla por defraudação e branqueamento de capitais.

O réu, que foi ouvido durante todo o dia de ontem, negou ter concertado com “Zenu” para arquitectarem um plano para se apropriarem de valores monetários do Estado e reiterou que o antigo Presidente deixou claro que o Fundo Soberano de Angola devia ficar de fora.

Veja Também Caso Zenu e Bastos de Morais "vem mostrar que a justiça é controlada pelo poder politico", diz Nelson Bonavena