O Presidente guineense tem mantido encontros separados nos últimos dias com alguns actores políticos, o que tem alimentado alguma especulação sobre a sua hipotética intenção de demitir o actual Governo e lançar bases para a formação de um novo Executivo.
Your browser doesn’t support HTML5
Analistas dizem que os encontros de, José Mário Vaz, com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, expressam algum significado no actual cenário politico.
Uma fonte partidária disse à VOA, sob anonimato, que Vaz está “a tentar criar condições politicas para relançar o diálogo, visando o cumprimento do Acordo de Conacri”.
A mesma fonte indicou que o Chefe de Estado guineense quis e vai ainda aproveitar estes encontros para desanuviar a tensão nas relações institucionais com aqueles políticos do PAIGC, o que “representa algo de positivo na actual crise”, segundoo jurista guineense, Luís Peti.
A outro nível, um grupo de partidos políticos extraparlamentares apresentou uma proposta para a saída a crise que passaria pela formação de um Governo com pendor técnico mas mantendo o Parlamento em funcionamento.