O Presidente de Angola nomeou a empresária Isabel dos Santos presidente do Conselho de Administração e administradora não executiva da Sonangol, a empresa pública de petróleos.
Em nota divulgada nesta quinta-feira, 2, a Casa Civil informou que José Eduardo dos Santos procedeu a várias nomeações, na sequência do seu decreto de 27 de Maio, que retira atribuições à concessionária nacional e determina que as participações que a Sonangol detém em empresas do sector transitam para sociedades gestoras públicas.
Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano e com interesses nos mais diversos sectores, no país e no exterior, foi nomeada administradora não executiva e presidente do Conselho de Administração da maior empresa do país.
Para administrador executivo e presidente da Comissão Executiva foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, tendo a nota também indicado vários administradores da Sonangol.
Em função do novo modelo de organização do sector petrolífero, a Sonangol deixa de fazer pesquisa, produção e licitações.
A atribuição de blocos petrolíferos será assegurada pela Agência para o Sector Petrolífero, sendo que a empresa pública de petróleos vai passar a ser apenas concessionária nacional no sector petrolífero, deixando de exercer as actividades de pesquisa, produção e operação de blocos petrolíferos.
Entretanto, a Sonangol mantém, na sua qualidade de concessionária nacional, a gestão e monitorização dos contratos petrolíferos.