As autoridades angolanas ainda não se pronunciaram sobre a denúncia feita esta semana pelo jornalista do semanário A Capital segundo a qual está a ser perseguido por revelar negociações entre indivíduos do sistema judiciário e antigos funcionários do Banco Nacional de Angola (BNA) para fazer desaparecer os 17 mandados de capturas contra aqueles bancários.
Your browser doesn’t support HTML5
Mateus António Sebastião Mussungo, de 29 anos de idade, e um dos réus do caso BNA, já está a contas com a justiça.
Mariano Brás, jornalista do semanário A Capital, disse à VOA que Mateus António Sebastião Mussungo e mais dois indivíduos, que se encontram em liberdade, o terão ameaçado de morte por denunciar possíveis negociações entre elementos da justiça e o grupo dos réus com o objectivo de fazerem desaparecer os 17 mandados de captura contra funcionários do BNA.
O jornalista diz temer pela vida: “Neste país em que quem está na cadeia pode mandar fora por via das visitas e de telefonemas ainda temo pela minha vida”.
Brás, que se destaca regularmente com matérias sobre crimes na cidade de Luanda, disse ter formalizado a queixa junto da Direcção Nacional de Investigação Criminal.
“Eu já fiz a queixa na Direcção Nacional de Investigação Criminal e estou à espera que me digam alguma coisa”, acrescentou.
O profissional apela às autoridades para garantirem uma maior segurança para os cidadãos angolanos.
Até ao momento, as autoridades angolanas ainda não se pronunciaram sobre a denúncia feita esta semana pelo jornalista.