Graça Machel deu a Mandela uma "vida de família"
O jornalista português António Mateus, apresentou, na Feira do Livro de Lisboa, a segunda edição do seu livro, "Mandela a Construção de um Homem".
Mateus é o jornalista português que mais vezes entrevistou Nelson Mandela - três vezes.
O agora jornalista da televisão estatal portuguesa RTP, foi correspondente da Voz da América e da agência LUSA, em Maputo, e depois na África do Sul, onde trabalhou e viveu durante dez anos.
Deixou clara, numa entrevista à VOA, a admiração que nutre pelo que foi o mais famoso prisioneiro político do Mundo e, possivelmente, a figura mas marcante do último Século na história da humanidade.
O livro começa com o relato de uma das entrevistas concedidas por Mandela ao autor e em que Mateus deixa ressaltar a simplicidade genuína e o humanismo profundo, do primeiro presidente negro da África do Sul.
O jornalista escreve, também, sobre o magnetismo e fascínio exercídos por Mandela não apenas sobre milhões de pessoas em todo o Mundo, como sobre líderes mundiais, como Barack Obama, Bill Clinton e Nikolas Sarkozy.
Mas o livro, conta o autor, também se debruça sobre a maior mágoa da vida de mandela - o facto de, por ser líder de um povo e exemplo para o Mundo, ter passado 27 anos na prisão e perdido a oportunidade para ser um pai presente na vida dois filhos e da mulher, Winnie.
Clique na barra azul para ouvir a entrevista de António Mateus e como Graça Machel deu a Mandela a vida de família que lhe faltava.