O Secretário de Estado americano John Kerry é esperado hoje na Rússia para conversações sobre a Síria com o seu homólogo Sergei Lavrov e Presidente Vladimir Putin.
Além da Síria, espera-se que a Ucrânia seja um ponto da agenda.
O Departamento de Estado disse que a visita foi preparada após Putin ter anunciado a retirada parcial das suas das suas forças militares da Síria.
No encontro, acrescenta o Departamento de Estado, Kerry discutirá com as autoridades russas formas de garantir a continuidade da cessação das hostilidades, expansão e melhoria da assistência humanitária.
Irão igualmente abordar questões relacionadas com a transição politica na síria e eliminação do grupo Estado Islâmico.
Quanto à Ucrânia, Kerry poderá apelar a Rússia a pressionar mais os separatistas pró-russos para respeitarem o cessar-fogo do mês passado.
Espera-se também que Kerry faça um apelo para a Rússia libertar a pilota ucraniana Nadiya Savchenko, condenada a 22 anos por cumplicidade num assassinato. Os Estados Unidos consideram a acusação falsa.
Savchenko foi considerada cúmplice no assassinato, em 2014, de dois jornalistas russos que cobriam a guerra na Ucrânia, ao lançar fogo que na zona de Luganksk.
Com base nos registos do seu telemóvel, Savchenko argumentou que fora capturada pelos militantes pro-Moscovo antes da morte dos jornalistas.