A qualidade e a quantidade da comida foram alvo de críticas por parte dos atletas, depois de o pessoal do catering ter racionado os ovos do pequeno-almoço na semana passada.
Os organizadores tinham prometido produtos frescos, na sua maioria produzidos em França, com ênfase nos produtos locais e orgânicos e mais opções vegetarianas. No entanto, houve quem pedisse mais carne.
Utilizando mais de 600 toneladas de produtos frescos fornecidos pelo Carrefour, a empresa de catering Sodexo deverá fornecer cerca de 40.000 refeições por dia a 15.000 atletas da Aldeia Olímpica.
“No que diz respeito à alimentação, tivemos de fazer alguns ajustes, o que é normal em operações desta dimensão, disse o diretor executivo da Paris 2024, Etienne Thobois, numa conferência de imprensa.
“Houve um reforço nas proteínas animais, com 700 quilos de ovos e uma tonelada de carne (disponíveis) para atender às demandas dos atletas, que colocamos no centro da experiência de Paris 2024”.
Seis nadadores sul-coreanos que se preparam para os Jogos Olímpicos saíram da aldeia dos atletas na sexta-feira para ficarem num hotel perto do local da competição, disse o principal responsável nacional do desporto.
Esta foi a resposta da Federação Coreana de Natação, depois de dois dos nadadores, Kim Woo-min e Hwang Sun-woo, se terem queixado, no dia anterior, das longas deslocações em autocarros quentes.
“No início das operações, tivemos alguns problemas com o transporte dos atletas, especialmente antes do início dos Jogos”, disse Thobois.
“Desde então, tomámos medidas com autocarros de reserva para servir os atletas da melhor forma possível e penso que o sistema está agora a funcionar perfeitamente.”
A delegação australiana, com 460 atletas, veio preparada, trazendo consigo mais de três toneladas de atum, 10.000 barras de muesli e 2.400 empadas de carne, bem como três baristas que esperam fazer mais 20.000 doses de café durante os Jogos.
No entanto, estão satisfeitos com a sua experiência na aldeia.
“Esta é uma aldeia de alta qualidade”, afirmou o Comité Olímpico Australiano (AOC) num comunicado na segunda-feira.
“Os problemas iniciais com os transportes foram resolvidos e a comida é variada e abundante, depois de algumas falhas iniciais. As quantidades foram aumentadas e o pessoal foi reforçado. Sempre que o COA dá a sua opinião, são efectuadas alterações.
“O nosso alojamento tem uma localização central, com fácil acesso a todos os principais serviços da aldeia, incluindo o refeitório.”