O Presidente dos EUA testou positivo à Covid-19 durante uma viagem de campanha a Las Vegas, nesta quarta-feira, 17, e apresenta sintomas ligeiros, informou a Casa Branca.
“Sinto-me bem”, disse Joe Biden, de 81 anos, erguendo o polegar para jornalistas, antes de embarcar no Air Force One com destino à sua casa de praia em Rehoboth, Delaware, para manter o isolamento.
O anúncio foi feito pela Casa Branca minutos depois da presidente e diretora executiva da organização de latinos UnidosUS, Janet Murguía responsável ter informado que Biden ligou a pedir desculpas por não poder participar num encontro devido ao teste positivo.
“Acabei de falar ao telefone com o Presidente Biden e ele partilhou a sua profunda deceção por não se poder juntar a nós esta tarde”, disse ela.
Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca informou em comunicado que “hoje cedo, após o seu primeiro evento em Las Vegas, o Presidente Biden testou positivo à Covid-19”.
Karine Jean-Pierre acrescentou que “ele está vacinado e apresenta sintomas ligeiros”.
A nota afirma também que o médico de Biden tinha corrimento nasal e “tosse improdutiva”, além de “mal-estar geral”.
Quanto a Biden, “os sintomas permanecem ligeiros, “uma frequência respiratória normal, em 16 respirações por minuto, e uma temperatura corporal de 97,8 graus Fahrenheit (sensivelmente 36,5 graus Celsius)”.
Este incidente surge no momento em que aumenta a pressão de democratas para que o Presidente deixe a campanha com vista à sua reeleição.
Numa entrevista à BET News publicada hoje, Joe Biden afirmou numa que reconsideraria a sua decisão de continuar a campanha para as eleições de novembro se o médico lhe diagnosticasse um problema de saúde grave.
"Se surgisse uma condição médica, se os médicos viessem dizer-me que tenho este ou aquele problema", disse Biden que pela primeira vez e nessas condições admitiu deixar de concorrer.