Joe Biden lança programa que abre caminho à legalização de milhares de migrantes

  • VOA Português

Presidente Joe Biden anuncia programa para migrantes casados com americanos, Washington, 18 junho 2024

Medida considerada eleitoralista pelos republicanos deve beneficiar meio milhão de pessoas

O Presidente dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira, 18, um programa que abre caminho à cidadania a centenas de milhares de imigrantes ilegais casados com cidadãos americanos, uma medida em ano eleitoral que contrasta fortemente com o plano do seu adversário republicano, Donald Trump, que propõe deportações em massa de imigrantes.

Your browser doesn’t support HTML5

Joe Biden lança programa que abre caminho à legalização de milhares de migrantes

Num evento na Casa Branca, Joe Biden criticou Trump por separar famílias na fronteira entre os EUA e o México e por usar linguagem incendiária sobre imigrantes ilegais, como, por exemplo, que eles "envenenam o sangue do nosso país".

“É difícil acreditar que isso está a ser dito, mas na verdade ele está a dizer essas coisas em voz alta. E é ultrajante”, disse Biden, quem afirmou não estar "interessado em fazer política com a fronteira ou com a imigração, estou interessado em consertar isso".

Your browser doesn’t support HTML5

Biden e Trump fazem campanha pelos votos dos afro-americanos

O novo programa de Biden está aberto a cerca de 500 mil cônjuges que moram nos EUA há pelo menos 10 anos a partir de 17 de junho e deve abranger cerca de 50.000 crianças menores de 21 anos com pais cidadãos.

No início deste mês, Biden proibiu a maioria dos migrantes que cruzam a fronteira entre os EUA e o México de solicitar asilo, uma política semelhante à da era Trump e que foi alvo de críticas de defensores da imigração e de alguns democratas.

O novo programa de legalização de Biden pode reforçar a mensagem da sua campanha de que ele apoia um sistema de imigração mais humano e mostrar como se difere de Trump, que há muito tempo tem uma posição de linha-dura em relação à imigração legal e ilegal.

Republicanos criticam

“A Estátua da Liberdade não é uma relíquia da história americana, ainda representa quem somos", afirmou o Presidente.

É quase certo que o programa será levado aos tribunais e, caso Biden não for eleito, Trump pode acabar com a medida.

O governador do Estado do Texas, Greg Abbott, um republicano que recorreu à justiça devido à polícia migratória de Biden, disse em comunicado que o novo programa é “descaradamente ilegal” e “procura votos”.

A novidade

A legislação americana permite que imigrantes casados com americanos entrem no país com visto e recebam a residência, mas, na maioria dos casos, os que entraram de fora ilegal e depois se casaram com americanos, deviam regressar aos seus países e esperar o longo processo burocrático, que leva anos.

O novo programa permite aos cônjuges e filhos solicitarem a residência permanente sem viajar para o estrangeiro, eliminando um processo potencialmente moroso e a separação familiar.

A Administração pretende lançar o programa nos próximos meses mas não se sabe quanto tempo levará para os cônjuges obterem a residência permanente.

Pessoas consideradas ameaças à segurança pública ou que tenham antecedentes criminais fortes não serão elegíveis.

C/Reuters