O Presidente dos Estados Unidos encontra-se nesta segunda-feira, 2, com o primeiro-ministro de Cabo Verde na ilha do Sal, numa escala que Joe Biden faz no arquipélago a caminho da sua viagem a Angola.
O anúncio foi feito por Ulisses Correia e Silva, na sua página no Facebook, em que esreveu "terei um encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é a primeira visita de um Presidente dos Estados Unidos a Cabo Verde".
A embaixadora dos Estados Unidos na Praia diz que o encontro "hoje marca um momento histórico na duradoura parceria entre os Estados.
No seu post, Correia e Silva destacou que "os Estados Unidos e Cabo Verde partilham uma relação de longa data, baseada em valores comuns, respeito mútuo e fortes laços culturais" e enfatizou que "esta visita histórica destaca também a crescente credibilidade e influência de Cabo Verde no palco mundial".
Por seu lado, na página da embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, a representante diplomática de Washington escreve que a "visita do Presidente Biden sublinha a importância profunda da nossa relação bilateral, uma parceria que se estende por mais de 200 anos" e "é um reconhecimento da nossa história partilhada, dos valores comuns e dos laços profundos que unem nossas nações".
Jennifer Adams destaca que o progresso e Cabo Verde "como um país de Rendimento Médio-Baixo reflete um compromisso firme com a governança democrática, os direitos humanos e o estado de direito– valores que os Estados Unidos orgulhosamente compartilham".
Para Adams, "esta visita é uma celebração da nossa longa relação e um reafirmar do nosso compromisso em avançar com os nossos objetivos mútuos, alicerçados nos princípios da democracia e do respeito pela dignidade humana".
Recorde-se que Joe Biden chega a Angola nesta segunda-feira para uma visita que se entende até quarta-feira, a primeira visita de Estado dele a um país africano durante o seu mandato que terminar em janeiro e a primeira de um chefe de Estado americano a Angola.